Como morar no Peru: custos, visto, trabalho e outras informações!

CONTEÚDO DESTE ARTIGO

Se você está pensando em se morar no Peru, não pode perder esse guia completo com todas as informações que você precisa saber antes de embarcar!

Separamos dicas importantíssimas sobre custo de vida, vistos, oportunidades de trabalho e outras informações fundamentais para quem deseja mudar de país e ir viver no Perú! Acompanhe e se mude com segurança e preparo!

Vantagens de morar no Peru

O Peru é um dos países mais visitados da América do Sul devido às suas belezas naturais e história dos povos originários que viveram por lá. Entre as cidades mais visitadas, Machu Picchu se tornou um monumento preservado da cultura Inca e recebe milhares de turistas todos os anos.

Mas você já pensou em viver no Peru Saiba de todas as vantagens de morar nesse país único e veja porque tantos brasileiros têm se mudado para o Peru!

  • Custo de vida baixo

O custo de vida no Peru é bastante baixo quando comparado ao custo de viver nas cidades brasileiras, mesmo considerando a variação cambial. Assim, a qualidade de vida de quem se muda para o Peru costuma subir bastante e é possível, com pouco mais de mil Novos Sóis, alugar um apartamento ou casa e pagar as contas básicas!

  • Riquezas naturais

O Peru é um dos países da América Latina que mais investem em turismo pela natureza, sem contar que o país é incrivelmente bonito e está cercado de um lado pela Amazônia peruana, banhado pelo Oceano Pacífico de outro, oferece os picos elevados das Cordilheiras com neve no alto e ainda possui o maior lago navegável do mundo: o Titicaca!

  • País seguro

Morar no Peru é bastante seguro, especialmente se comparado a outros países da América do Sul, como o próprio Brasil! A maior parte do país é formada por cidades pequenas, com exceção da capital, que ainda assim possui um índice relativamente baixo de problemas urbanos como assaltos, por exemplo!

  • População acolhedora

O povo peruano costuma tratar muito bem quem decide se instalar por ali! Essa é, sem dúvida, umas das grandes vantagens para quem pretende se mudar para o Peru, afinal, nada pior do que ir viver em um país onde os imigrantes são mal recebidos, não é mesmo?

Oportunidades para quem vive no Peru

Acompanhe as principais oportunidades para quem deseja se mudar para o Peru:

  • Trabalho

O Peru tem recebido um fluxo de estrangeiros que vão ao país em busca de trabalho cada vez maior. O crescimento de imigrantes que se mudaram para o país entre 2004 e 2014 chegou a quase 800%, o que se explica pela expansão da economia do Peru nessa época.

É possível trabalhar no Peru em diversas áreas ligadas ao turismo, já que há visitantes do mundo todo que chegam ao país frequentemente e que precisam ser guiados para visitas. Outro trabalho bastante realizado por brasileiros é o de professor de língua portuguesa, já que os nativos da língua têm vantagem para esse tipo de ensino.

Há ainda uma demanda importante para engenheiros, técnicos de diversas áreas e profissionais da área da administração de empresas. Para trabalhar legalmente no Peru é necessário que a empresa emita uma carta formal que deve ser apresentada junto com antecedentes criminais e um formulário peruano, chamado F 007.

  • Estudantes

O Peru possui excelentes universidades, como a maioria dos países da América Latina! É possível obter bolsas de estudo para fazer parte da graduação em Lima ou em outras cidades do Peru que possuem grandes universidades.

Em geral, os estudantes recebem bolsas de estudo para concluir os estudos, graças aos programas de intercâmbios promovidos por parcerias entre Universidades brasileiras e peruanas.

Existem até o momento cerca de 120 universidades brasileiras conveniadas com universidades peruanas. Na maior parte dos casos é necessário comprovar proficiência na língua espanhola!

Brasileiros morando no Peru

O número de brasileiros morando no Peru aumentou muito nos últimos anos. Estima-se que haja mais de quatro mil brasileiros vivendo legalmente no país atualmente e esse número só cresce.

No ano de 2016 o Itamaraty divulgou que havia crescido em 70% os brasileiros que estavam vivendo no Peru. Esse fator se deve à economia do país que se desenvolveu bastante nas últimas décadas, abrindo campo de trabalho em diversas áreas.

As condições climáticas do Peru também são grandes atrativos para os brasileiros, já que o clima é, em geral, bastante ameno e agradável, assim como as atrações naturais são dignas de cinema!

Custo de vida médio no Peru

O custo de vida no Peru, como dissemos no início do texto, é baixo em comparação à vida no Brasil.

A moeda peruana é o Novo Sol e atualmente apresenta uma cotação de 1,40 em relação ao real. Ou seja, a moeda brasileira está menos valorizada atualmente do que o Novo Sol, o que torna ainda mais vantajoso ir trabalhar no país.

O Peru é considerado o quarto país mais barato para se viver na América Latina e o custo de vida é mais barato do que em 87% de todos os países do mundo. A média de salários no Peru é de 1500 S, o que é suficiente para pagar aluguel e contas da casa. Em comparação com São Paulo, por exemplo, o custo de vida no Peru chega a ser mais de 40% mais baixo.

O preço da alimentação no Peru é uma das maiores vantagens de se viver no país. Comer em uma região nobre de Lima fica em torno de 25 S, o equivalente a aproximadamente 35 reais brasileiros. Almoçar em um restaurante nobre no Brasil não é possível com menos de 150 reais, considerando o valor para uma só pessoa.

Como encontrar trabalho e oportunidades no Peru

Uma excelente ideia para quem pretende se mudar para o Peru é buscar pelos sites que contratam brasileiros através da internet. Busque conversar com pessoas que já vivem no Peru e saber quais locais são realmente seguros para o trabalho!

Entre os sites mais conhecidos está o Dos Manos Peru e o Indeed! Quem pretende fazer intercâmbio de trabalho pode procurar pelo Worldpackers!

Melhores cidades para morar no Peru

Em geral, todas as cidades do Peru apresentam boa qualidade de vida. No entanto, em termos de estrutura podemos citar as seguintes como mais vantajosas:

  • Lima
  • Arequipa
  • Cusco
  • Trujillo

Documentação e visto para morar no Peru

Para entrar no Peru, devido aos acordos realizados pelo Mercosul, só é necessário estar com o RG ou passaporte, no entanto, para quem pretende ficar por mais de três meses alguns trâmites podem ser necessários.

Quem apresenta a documentação para o trabalho, carta da empresa contratante, formulário 007 e ausência de antecedentes criminais, pode permanecer por dois anos. Após esse tempo é possível solicitar a residência permanente no país.

Onde aprender espanhol?

Morar no Peru pode ser muito vantajoso e pouco burocrático, no entanto, falar espanhol faz com que o brasileiro entre com vantagens, tanto para conseguir trabalho quanto para ser aprovado em processos seletivos para estudantes em universidades.

Para fazer um bom curso de Espanhol, busque o curso Espanhol de Verdade, a maior escola online de espanhol para brasileiros! Acesse o site hoje mesmo e conheça todas as oportunidades de cursos para aprender espanhol antes de se mudar para o Peru!

Gostou? Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

LIVRO DIGITAL GRATUITO!

Baixe agora a versão digital do livro “7 erros mais comuns dos brasileiros ao falar espanhol” e evite complicações ao falar espanhol em diversas situações!

PREENCHA E BAIXE:

O Espanhol de Verdade é escola online com marca registrada  pela SDR Digital – CNPJ 27.291.714/0001-52 – Com sede em Belo Horizonte – Minas Gerais. contato@espanholdeverdade.com.br