Guia completo para estudar no México: vantagens, custos, documentos!

CONTEÚDO DESTE ARTIGO

O México é um país que apresenta uma riquíssima diversidade cultural e é um dos destinos mais procurados por brasileiros que buscam turismo de qualidade. Veja como estudar no México.

Mas você sabia que também pode ser uma excelente ideia realizar seus estudos no México? Acompanhe esse guia completo e tenha acesso às principais informações que você precisa antes de se mudar para estudar no México!

Vantagens de estudar e morar no México

O México é considerado um dos países mais bonitos do mundo! Esse motivo já seria suficiente para escolher morar e estudar no México, no entanto, as vantagens não param por aí:

  • População receptiva

O povo mexicano recebe muito bem os brasileiros que vão para lá para estudar! Em geral, os mexicanos são muito solícitos e prestam ajuda aos que chegam ao país, inclusive em relação à língua.

  • Diversidade cultural

A diversidade cultural do México quase se compara à brasileira! O país possui maior número de museus e Institutos de patrimônio do que todos os outros do mundo, inclusive os europeus!

  • Comida

Como a diversidade cultural é muito grande, a culinária mexicana também é uma das mais ricas do mundo! Existe comida para todos os gostos e paladares, mas mesmo a comida comum do dia a dia mexicano é muito gostosa e bem feita!

Custos para estudar no México

Estudar no México apresenta um custo relativamente baixo se comparado à maioria dos países. Mesmo os cursos de pós-graduação, que no Brasil costumam ser muito mais caros que as graduações, no México podem ser bem mais acessíveis para brasileiros.

Os cursos no México giram em torno de cem mil reais, um valor bastante baixo considerando os vários anos de curso de uma graduação. Alguns cursos mais caros, como a faculdade de Medicina podem custar mais, em torno de 200 mil reais.

No entanto, o governo mexicano oferece programa de bolsas para estrangeiros, para ter acesso aos valores e oportunidades, basta acessar o site da Universidade que deseja cursar.

Ingresso na Universidade

O ingresso para as Universidades do México exige que seja feita uma prova de conhecimentos gerais em espanhol. Esse é o processo mexicano de aceitação dos estudantes, que é parecido com o vestibular brasileiro.

Algumas universidades permitem que a prova seja feita online, ainda do Brasil, mas é necessário contatar a Universidade pretendida para saber mais sobre essa opção.

Quando aceito na Universidade, o estudante brasileiro precisará levar até o local sua documentação pessoal e histórico do Ensino Médio. Esses documentos precisam passar pelo processo chamado de apostilamento no Brasil e traduzidos para a língua espanhola.

Melhores Universidades para estudar no México

Entre as melhores Universidades para quem pretende estudar no México, podemos citar principalmente:

  • Universidad Nacional Autónoma de México
  • Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey
  • Universidad Anáhuac

Uma dica valiosa é que a maioria dos cursos de graduação no México são bastante similares aos brasileiros, por isso é possível pesquisar no site das Universidades as que oferecem os cursos que você deseja realizar.

Documentação e visto para estudar no México

Embora o processo possa ser um pouco mais burocrático para estudar no México do que nos países da América do Sul, já que aqui existem acordos decorrentes do Mercosul, validar a documentação compensa bastante, pela qualidade dos estudos e relativo baixo custo.

O processo para obtenção do visto de estudante começa quando o estudante é aceito pela Universidade. Quando isso ocorrer, basta pedir uma carta convite à Universidade e levar essa carta ao consulado, solicitando visto de estudante e permanência no país.

Para conseguir o visto de estudante é preciso ir até o Consulado Mexicano no Brasil e apresentar a carta convite, além de documentação que inclui documentos pessoais, passaporte, fotografia, formulário que pode ser obtido na página do consulado, histórico escolar, comprovação de renda para se manter no país e pagamento da taxa.

Como validar seu diploma mexicano no Brasil

O processo de validação do diploma de quem estuda no México pode ser realizado em qualquer universidade Federal brasileira que ofereça um curso similar ao cursado lá.

Em geral, como os cursos são bastante similares, o estudante não costuma encontrar dificuldades com a validação. Quando há disparidade de carga horária ou de disciplinas, a Universidade pode solicitar que o estudante curse complementações no Brasil para ter seu diploma validado.

Custo de vida no México

O custo de vida no México não é alto, especialmente se comparado ao Brasil! Um real brasileiro vale cerca de 3.7 pesos mexicanos a depender da oscilação das taxas de câmbio.

O custo médio de um aluguel na capital mexicana gira em torno de 8500 pesos, o que equivale a 1700 reais. Um preço aproximado do que podemos encontrar em grandes cidades brasileiras, como São Paulo, por exemplo.

Os valores com alimentação podem equivaler a aproximadamente 500 reais e é também um custo relativamente baixo se pensarmos que esse valor no Brasil pode não ser suficiente para alimentar uma pessoa em uma grande capital.

Desvantagens de riscos de morar no México

Uma grande desvantagem de viver no México é que o salário mínimo do país é o mais baixo da América Latina. Esse fato faz com que o México apresenta importantes desigualdades sociais e altas taxas de pobreza.

Outra desvantagem é que, em termos de estrutura de coleta de lixo, alguns locais no México ainda são precários e, por isso, alguns brasileiros podem sentir dificuldades em se adaptar. Mas o cenário não é muito diferente do que ocorre na maioria das vezes no Brasil.

Dicas para viver no México

Uma dica fundamental para viver no México é ter paciência com o trânsito, que pode ser caótico na maioria das cidades. No entanto, o cenário não é pior do que ocorre nos grandes centros brasileiros.

Quem pretende estudar no México precisa estar atento às diferenças culturais, no entanto, não há um grande impacto em relação à alimentação, clima e roupas em relação ao Brasil, o que pode ser um facilitador.

A língua espanhola, embora não seja difícil para um brasileiro, precisa ser estudada com afinco por quem pretende ir ao México para estudar. Isso porque a maioria das universidades exige o certificado de proficiência na língua espanhola já para ingresso no curso.

Onde estudar espanhol

Se você pretende estudar no México, uma ótima dica é estudar com a gente do Espanhol de verdade! Somos a maior escola online de espanhol para brasileiros! Que tal aproveitar o período de isolamento social e fazer um bom curso de espanhol, se preparando para fazer um excelente curso de graduação no México?

No Espanhol de Verdade você poderá fazer um curso básico para viagens, mas também há a opção de fazer o curso completo de espanhol, o que é mais indicado para quem pretende estudar no México.

Além da oferta dos cursos, no nosso site do Espanhol da Verdade você pode ter acesso a material de alta qualidade em termos de estudo da língua espanhola, e neste blog matérias completas sobre o idioma e outras curiosidades que envolvem o ensino de espanhol.

O site já conta com mais de dez milhões de aulas visualizadas, o que demonstra a alta qualidade do ensino de espanhol! Conheça hoje mesmo o Método Espanhol da Verdade e comece hoje mesmo a realizar seu sonho de estudar no México!

Gostou? Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

LIVRO DIGITAL GRATUITO!

Baixe agora a versão digital do livro “7 erros mais comuns dos brasileiros ao falar espanhol” e evite complicações ao falar espanhol em diversas situações!

PREENCHA E BAIXE:

O Espanhol de Verdade é escola online com marca registrada  pela SDR Digital – CNPJ 27.291.714/0001-52 – Com sede em Belo Horizonte – Minas Gerais. contato@espanholdeverdade.com.br