Guia  completo para estudar na Argentina: vantagens, custos, documentos!

CONTEÚDO DESTE ARTIGO

A Argentina é a segunda maior economia da América do Sul, logo atrás do Brasil, sendo também um país fundamental em termos de Educação. A Argentina é referência em muitas áreas de estudo, bastante procurada por quem deseja estudar fora do Brasil. Veja como estudar na Argentina.

Se você quer saber como concluir seus estudos na Argentina, acompanhe as informações e veja o guia completo para estudar na Argentina: vantagens, custos, documentos!

Vantagens de estudar e morar na Argentina

Entre as principais vantagens que podemos apresentar para quem já pensou em estudar na Argentina é a qualidade da Educação no país, que é indicado em muitas áreas como um dos melhores do mundo, com destaque para suas Universidades.

Além disso, o ensino superior na Argentina é universal, portanto, não depende de vestibular ou processo seletivo. O país também é muito próximo ao Brasil, sendo possível visitar a família e amigos com mais facilidade.

A moeda, o peso argentino, é bastante desvalorizada em relação ao real, chegando à proporção de um real para dezessete pesos argentinos, por isso, estudar na Argentina pode sair mais barato do que se imagina, afinal, há também uma grande quantidade de Universidades públicas gratuitas!

Custos para estudar na Argentina

Na Argentina as universidades públicas, assim como ocorre no Brasil, são totalmente gratuitas e é possível ingressar no processo seletivo. Mas mesmo quem deseja fazer um curso pago pagará em torno do equivalente a 1000 reais pela mensalidade de um programa de graduação mais caro, como Medicina, por exemplo.

Esses valores fazem da Argentina um dos destinos mais procurados por quem deseja fazer cursos que no Brasil são caros, mas podem ser bastante acessíveis para quem deseja estudar na Argentina!

Como ingressar nas Universidades argentinas?

Se você deseja estudar na Argentina precisa saber que lá não existe processo seletivo, porque os argentinos possuem acesso universal ao ensino superior. Assim, basta que o brasileiro preencha sua inscrição para o Ciclo Básico Comum e valide toda sua documentação antes de realizar a matrícula.

Para saber sobre a documentação que é exigida, basta acessar o site da Universidade e conferir. No caso de brasileiros é necessário validar primeiro os diplomas do Ensino Médio que foram concluídos aqui, assim como as demais documentações seis meses antes de realizar a matrícula.

Muitas universidades brasileiras possuem acordo com as universidades argentinas, por isso, também é possível ingressar em um curso no Brasil e fazer uma parte da graduação na Argentina. Esse processo, além de fácil, ainda promove bolsas de estudos para os brasileiros que decidem estudar na Argentina!

Melhores universidades para estudar na Argentina

Não faltam universidades de excelência para quem deseja estudar na Argentina. A escolha depende muito da área de estudo e da região do país onde você deseja morar! Confira sempre no site da universidade quais cursos estão disponíveis.

Veja a seguir as melhores Universidades para estudar na Argentina:

  • Universidade de Buenos Aires
  • Universidade Nacional de la Plata
  • Universidade Nacional de Córdoba
  • Universidade Nacional de Cuyo
  • Universidade Nacional de Mar del Plata
  • Universidade Nacional de Rosario

Documentação e visto para estudar na Argentina

Para entrar na Argentina basta estar com o RG em mãos, já que o país faz parte do Mercosul, o que facilita muito a vida de brasileiros que desejam estudar por ali.

Se você deseja fazer um curso de curta duração, menos de noventa dias, como algumas pequenas especializações ou curso de línguas, não precisa ter visto de estudante, basta estar com RG ou passaporte válido.

Quem deseja fazer faculdade na Argentina precisará solicitar o visto de residência temporária, que pode durar até dez anos. A residência adequada a ser solicitada é o Visto Mercosul, oferecido pela Argentina.

Esse visto pode ser adquirido de duas formas básicas. A primeira é ir para a Argentina e lá solicitar o visto em até trinta dias, na Direção Nacional de Migrações. É possível solicitar esse visto ainda no Brasil através do site Migraciones da Argentina.

A Argentina também exige que o estudante, mesmo imigrante, possua o DNI, que é o documento de identidade na Argentina. É possível pedir o documento já estando no país ou fazer a documentação também pelo site do Migraciones!

Como validar seu diploma da Argentina no Brasil

No Brasil, é possível realizar a validação de sua graduação realizada na Argentina através das Universidades Federais do Brasil. A Universidade precisa ter um curso similar ao que foi realizado.

Dessa forma a carga horária, disciplinas e materiais serão analisadas e, se necessário, será proposta uma complementação disciplinar. Embora não seja feita de forma automática, a validação não costuma ser difícil devido à alta qualidade dos cursos argentinos.

Custo de vida médio na Argentina

O custo médio de vida na Argentina é relativamente baixo se compararmos com uma cidade como São Paulo, por exemplo. Um apartamento em uma região mediana de Córdoba pode ser alugado pelo equivalente a setecentos reais.

Já na capital, Buenos Aires, o custo de vida pode ser similar ao de algumas capitais brasileiras, com a vantagem de que a alimentação na Argentina costuma ser muito mais barata do que no Brasil.

A saúde na Argentina é pública, gratuita e de muito boa qualidade, mas quem trabalha na Argentina já possui uma parte do salário descontado para ter acesso ao sistema misto de saúde. Também é possível fazer um seguro saúde internacional para ser atendido caso necessário.

Desvantagens e riscos de morar na Argentina

A principal desvantagem de morar na Argentina é que o mercado de trabalho atualmente está em desaceleração e o país conta com número crescente de pessoas desempregadas, processo similar ao que vem ocorrendo no Brasil.

Mas quem pretende estudar na Argentina pode não ser afetado por esta questão, já que a área acadêmica no país é muito reconhecida e não foi afetada diretamente pela crise! Uma ótima ideia é pesquisar a economia da região onde pretende estudar antes de embarcar!

Outras dicas

Uma dica importante para quem pretende estudar na Argentina é fazer um bom curso de espanhol, já que esse pode ser um requisito obrigatório para quem deseja fazer intercâmbio ou mesmo ingressar diretamente em universidades do país vizinho!

Além disso, saber falar, escrever e ler espanhol é fundamental para quem vai à Argentina para estudos, já que o conhecimento da língua será necessário para todas as atividades da graduação ou pós-graduação.

Uma excelente ideia é fazer seu curso na maior escola online de espanhol para brasileiros, a Espanhol de Verdade! Na Espanhol de Verdade você encontra opções de cursos disponíveis para aprender espanhol de qualidade em tempo ágil, antes de realizar seus estudos na Argentina.

No Espanhol de Verdade é possível realizar um curso rápido, caso você pretenda viajar imediatamente, ou um curso completo, ideal para quem ainda tem um tempo antes de fazer a graduação na Argentina. Acessando a página do Espanhol de Verdade é possível ter acesso a uma gama de materiais gratuitos sobre a língua espanhola para se familiarizar.

Como você viu, estudar na Argentina pode ser um ótimo item em seu currículo! Acesse hoje mesmo o site do Espanhol de Verdade e aprenda espanhol com quem realmente entende do ensino da língua para brasileiros!

Gostou? Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

LIVRO DIGITAL GRATUITO!

Baixe agora a versão digital do livro “7 erros mais comuns dos brasileiros ao falar espanhol” e evite complicações ao falar espanhol em diversas situações!

PREENCHA E BAIXE:

O Espanhol de Verdade é escola online com marca registrada  pela SDR Digital – CNPJ 27.291.714/0001-52 – Com sede em Belo Horizonte – Minas Gerais. contato@espanholdeverdade.com.br